Não consegue perder peso? Entenda os motivos

Por mais que treinem e sigam a dieta religiosamente, algumas pessoas parecem ter mais dificuldade em perder peso do que outras, já reparou? Se você não consegue emagrecer com facilidade, saiba que existem alguns motivos para que isso aconteça.

Nem sempre apenas fazer dieta e seguir uma rotina de treinos é suficiente. A qualidade do sono e até mesmo alguns hormônios também influenciam diretamente no processo de emagrecimento, de acordo com Fúlvia Hazarabedian, nutricionista e head de uma plataforma de nutrição online, e Guilherme Micheski, gerente do departamento técnico.

Por que algumas pessoas demoram mais para perder peso do que outras?
Ambos os profissionais são categóricos ao afirmar que isso depende de fatores individuais. Porém, há o consenso de que alguns fatores podem colaborar para que alguns indivíduos não emagreçam com facilidade. “Privação de sono, distribuição da gordura corporal (o acúmulo da “gordura localizada”), alterações hormonais e até mesmo processos inflamatórios, hábitos de vida e má condição de saúde impactam diretamente no metabolismo”, explica Fúlvia.

O mais importante é adotar e ajustar novos hábitos. “Quando a pessoa incorpora o entendimento de que a trajetória será difícil, mas que será necessário passar por isso, é mais fácil. Ela precisa entender que os desafios são uma etapa comum do processo”, diz Guilherme.

Por que, mesmo de dieta e treinando regularmente, alguns indivíduos perdem pouco peso?
A atividade física e a alimentação são fatores que, sim, podem influenciar a perda de peso. Mas o emagrecimento se baseia em débito calórico, ou seja: em consumir menos do que se gasta.

“Quando há deslizes na dieta, por exemplo, há uma super compensação. Seu corpo precisa recuperar o que’ perdeu’, porque para ele é confortável ter mais calorias, e a dieta faz o contrário”, explica o técnico.

“Outro ponto é a massa magra. O peso não é a única forma de mensurar o emagrecimento. Um quilo de músculo e um quilo de gordura pesam igualmente”.

Depois de algum tempo, algumas pessoas ficam “estagnadas” em um peso e não conseguem mais perder peso. Por que isso acontece?
De acordo com Guilherme, todo treino e toda dieta tem a função de tirar seu corpo de uma zona de conforto. “Nosso corpo é muito adaptável: se você começa uma dieta e fica nela por muito tempo, com o seu corpo não tendo necessidade de nenhuma adaptação, ela vai parar de dar resultados”, esclarece.

Por isso, nos treinos, é sempre recomendável a mudança de estímulos, com acréscimo de carga e exercícios. E não é diferente na alimentação: existem ciclos na dieta. “Às vezes, você tem inserção maior de carboidratos e depois retira, por exemplo. Por isso algumas pessoas ficam estagnadas, porque passam muito tempo em uma dieta com a qual o corpo já se adaptou e necessita de um novo estímulo”.

O que fazer quando perceber que não está conseguindo perder peso mesmo com dieta equilibrada e treinos?
É preciso sair da zona de conforto, e é aí que entram algumas necessidades mais “radicais”. “Podemos utilizar de estratégias como treinar em jejum, diminuir drasticamente os carboidratos – ou até incluí-los em alguns momentos do dia, para dar pique – etc”, explica Guilherme.

“Esse tratamento de “choque” de treino e alimentação costuma resolver, nesses casos. Caso contrário, podem ter questões hormonais envolvidas”.

Lembrando que toda essa mudança de treino deve ser feita com acompanhamento médico, combinado? 😉

É possível que a pessoa queira perder muitos quilos rapidamente e por isso não veja evolução em seu quadro?
Existe uma falha no planejamento se a pessoa quer perder peso muito rápido, de acordo com o técnico. E o corpo sofre com isso. Toda mudança radical, tanto para mais, quanto para menos, não é o ideal para o organismo.

O corpo precisa se adaptar a esta nova realidade, por isso o indicado é a perda constante, já que o efeito rebote (engordar muito em seguida) pode ocorrer com facilidade, gerando o “efeito sanfona” (ganho e perda de peso alternadamente).

SELECIONE UMA UNIDADE