Está com a agenda apertada e não pode dedicar horas a academia? Temos uma boa notícia!

Pesquisas recentes apresentaram uma possível solução para o seu problema: exercise snacks. O nome em inglês faz referência aos pequenos lanches que costumamos fazer ao longo do dia — e a proposta é exatamente esta: dividir sua cota de exercício diário em pequenas partes.

Menos tempo, mais frequência

Para muitas pessoas, a meta de 150 minutos de atividades físicas de intensidade moderada, recomendado pelo NHS (Sistema de Saúde do Reino Unido), pode ser um grande desafio.

“Tempo é a principal desculpa que as pessoas dão para não se exercitar”, diz Marie Murphy, professora de exercício e saúde da Universidade de Ulster, na Irlanda do Norte, que tem pesquisado o conceito de exercise snacking desde que surgiu, há cerca de seis anos.

Por que isso acontece?

Murphy explica que, quando dividimos o exercício em várias pequenas sessões, isso aumenta o número de vezes que estamos estimulando nosso metabolismo.

“Porque quando paramos de nos exercitar, nosso metabolismo continua um pouco mais rápido por um tempo, enquanto nos recuperamos (…) Você ainda fica com aquele moinho metabólico girando um pouco mais rápido”, afirma.

“Então, se fizermos isso três vezes ao dia, digamos, 10 minutos (de exercício) cada vez, isso provavelmente resultará em mais gasto de energia do que fazer (uma única sessão de) 30 minutos.”

Além disso, dividir o treino também significa que você deve ser capaz de se exercitar com uma intensidade mais alta.

Estas podem ser as razões pelas quais uma ampla revisão de estudos, realizada em 2019, mostrou que quebrar a atividade física em sessões menores era mais eficaz para reduzir o peso, a gordura corporal e os níveis de colesterol LDL (o colesterol ruim) dos participantes — além de ser tão benéfico para o condicionamento cardiorrespiratório e a pressão arterial quanto uma única sessão longa.

Então, se você tem pouco tempo, o exercise snacking pode ser a solução que você procurava.

Ao adicionar pequenas doses de exercício à sua rotina diária, pode não parecer tão distante atingir a meta de 150 minutos por semana.

SELECIONE UMA UNIDADE