como a atividade física ajuda na prevenção e no tratamento do câncer?

A atividade física é o comportamento que envolve o movimento do corpo com gastos de energia acima do nível de repouso. Ela auxilia na saúde física e mental dos indivíduos e tem relevante importância na prevenção e no tratamento do Câncer, a segunda maior causa de morte no Brasil e no mundo.

De acordos com estudos realizados em 2019 pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA), o risco de um indivíduo desenvolver a doença é de 21%. Cerca de 27% dos casos de câncer e 34% das mortes poderiam ser evitadas com um estilo de vida saudável, essa que inclui a atividade física. Além disso, evidências apontam que em pacientes já afetados que praticam atividades físicas, há uma redução no risco de recorrência e progressão dos cânceres.

A atividade física regular, de alta ou moderada intensidade pode auxiliar a reduzir o risco do desenvolvimento de diversos tipos de cânceres, incluindo o de mama, cólon e o endométrio. Isso ocorre, pois o exercício físico ajuda a controlar o peso corporal e, consequentemente, a reduzir o sobrepeso e a obesidade, fatores relacionados a vários tipos de cânceres. Além disso, ele pode auxiliar a reduzir a inflamação crônica, o que também está relacionado a diferentes formas da doença.

A atividade física também auxilia na melhora do sistema imunológico, podendo este ser mais eficaz no combate a células cancerígenas como também, prevenir o crescimento de tumores, atenuando os sintomas e aumentando qualidade de vida dos sobreviventes.

Para pacientes que possuem câncer, ao contrário do que é reproduzido pelo senso comum, a atividade física pode e deve acontecer, uma vez que pode atenuar efeitos colaterais tanto da doença quanto do tratamento oncológico como as náuseas, fadiga e dores. Para os sobreviventes a atividade física também é benéfica tendo em vista que, estende a sobrevida e reduz o risco do ressurgimento do tumor em alguns subgrupos.

O exercício físico também ajuda a melhorar o bem-estar geral do corpo, incluindo a diminuição do estresse e ansiedade, o que pode ser benéfico para pacientes e sobreviventes do câncer.

É importante lembrar que a atividade física é recomendada para qualquer pessoa em qualquer idade, sendo essa positiva para diversos fatores. No entanto, para aqueles que possuem ou já possuíram câncer é importante praticá-la sob a supervisão de um profissional qualificado e ter em mente as limitações, principalmente físicas, dessas pessoas. Ficar atento a sintomas como tonturas, náuseas ou fraqueza excessiva é fundamental para manter o exercício físico prazeroso e saudável!

Quanto mais exercícios físicos são feitos mais benefícios são observados, por isso é recomendado que se procure manter a prática constante e rotineira, iniciando-a aos poucos, com intensidade leve, para assim progredir de forma saudável. Ainda assim lembre-se: qualquer atividade pode ser feita e é preciso levar em consideração os gostos e as preferências do indivíduo, não existindo atividades certas ou erradas.

Além disso é importante ressaltar que a atividade física não é a cura para o câncer, mas é uma ferramenta útil para auxiliar na prevenção e no tratamento desse, sendo necessário procurar sempre um profissional sério para direcionar e avaliar a segurança de qualquer atividade, garantindo assim, a qualidade de vida dos indivíduos.

SELECIONE UMA UNIDADE