Para que serve o BCAA?

Certamente você já ouviu falar em BCAA, o famoso suplemento utilizado por grande parte dos praticantes de musculação. Apesar da fama, no entanto, a maioria das pessoas ainda não sabem o que é, seus benefícios, como tomar e nem a real serventia do suplemento.

Primeiro, vamos entender do que se trata. Para isso é fundamental entendermos o básico sobre o consumo de proteínas e seu papel na construção muscular.

Quando ingeridas, proteínas precisam ser “quebradas” em pedaços menores suficientes para entrar nas células.

Mediados pela ação de enzimas, esses processos convertem grandes moléculas em unidades menores, que são os aminoácidos. De maneira simples, é como se as proteínas fossem um apartamento e os aminoácidos fossem os tijolos.

E do mesmo modo que você une os blocos para formar apartamentos e vários apartamentos formam um prédio, nosso organismo liga os aminoácidos para formar proteínas e essas proteínas, unidas, formam os músculos.

Aminoácidos são obtidos através da alimentação ou então produzidos pelo próprio corpo. Os aminoácidos provenientes da alimentação, são os essenciais, uma vez que não são sintetizados pelo organismo. São eles: isoleucina, fenilalanina, treonina, metionina, lisina, leucina, valina, histidina e triptofano.

Já os aminoácidos que o próprio organismo sintetiza recebem o nome de não-essenciais. São eles: asparagina, ácido aspártico, ácido glutâmico alanina e serina.

Mas afinal o que é BCAA?

O termo é uma abreviação de Branched Chain Amino Acids, traduzindo: Aminoácidos de Cadeia Ramificada, que incluem a leucina, valina e isoleucina. Juntos, estes três aminoácidos formam cerca de 1/3 das proteínas musculares e são essenciais para o desenvolvimento muscular.

Como o BCAA pode ser útil para seus resultados?

BCAA’s servem como transportadores de nitrogênio, nutriente que atua na síntese de outros aminoácidos necessários para a produção de novas fibras musculares (fundamental se você deseja músculos mais desenvolvidos). BCAA’s também estimulam a produção de insulina, hormônio que promove a entrada de glicose e aminoácidos nas células.

Esses efeitos do BCAA ajudam a diminuir os danos musculares resultantes da prática esportiva, aceleram a recuperação muscular (auxiliando que você esteja preparado para uma nova sessão de treinamento), estimulam a síntese de proteínas e reduzem a fadiga. O BCAA também garante mais energia aos músculos durante o treinamento, o que significa um suporte e tanto para séries mais intensas e um treinamento mais produtivo.

Resumindo, podemos afirmar que o BCAA é útil para elevar os níveis de energia durante o treinamento, impedir o catabolismo (perda de massa magra), reduzir a fadiga física e mental, disponibilizar aminoácidos necessários para os músculos e estimular a síntese de proteínas.

Uma pesquisa apresentada em 2009 no Encontro Anual da Sociedade Internacional de Nutrição Esportiva apontou que atletas que haviam consumido BCAA durante oito semanas construíram cerca de duas vezes mais massa muscular e força quando comparados a atletas que suplementaram apenas com whey Protein sem suplementação adicional de BCAA.

Como vimos, os músculos são formados por proteínas, e estas por aminoácidos. Logo, nosso corpo precisa de aminoácidos para produzir mais proteínas e consequentemente mais fibras musculares.

E não é só na função de “tijolo” que o BCAA atua no crescimento muscular. Estudos indicam que a leucina aumenta a formação de tecido muscular através de sua ação direta na síntese proteica. É como se ela fosse o encarregada da obra que dá a ordem para que os tijolos sejam empilhados.

A leucina também eleva os níveis de insulina, hormônio anabólico que estimula ainda mais a formação de novas proteínas.

BCAA também é para quem deseja emagrecer!

BCAA é um suplemento que também pode ser de grande utilidade para quem está com a ingestão calórica limitada.

A maioria das dietas de emagrecimento causa também perda de massa magra, decorrente da utilização do tecido muscular como fonte de energia para o metabolismo.

Ao fornecer aminoácidos necessários para síntese de proteínas, o BCAA ajuda a prevenir a degradação proteica e a perda muscular decorrente das dietas hipocalóricas.

Em um estudo publicado em 2009 no Journal of International Society of Sports Nutrition, participantes foram submetidos durante oito semanas a treinos de resistência física. Parte dos voluntários recebeu suplementação com BCAA, enquanto o outro grupo não utilizou os aminoácidos.

Em quais alimentos encontrar BCAA?

Fontes  naturais de BCAA são a carne vermelha, frango, laticínios e ovos.

Embora em menor concentração, as proteínas de origem vegetal também fornecem BCAA’s. Alimentos como soja, lentilha, feijão, arroz e trigo integral, milho e nozes são todos fontes do nutriente, sendo o feijão o campeão, ele oferece a maior quantidade de BCAA’s entre os vegetais.

Gostou de saber mais sobre o BCAA e quer experimentar com o objetivo de melhorar seus resultados? Consulte um nutricionista que o oriente corretamente, lembre-se de manter sua alimentação e rotina de treinos também alinhados com esses objetivos.

Bons ganhos!

Com foco e resultado,

Academia California

Nos siga no Instagram: @academiacalifornia_oficial

SELECIONE UMA UNIDADE