Os temperos não vão fazer milagre, mas podem ajudar a aumentar o gasto energético por sua ação termogênica. Se você quer acelerar seu metabolismo para aumentar o gasto energético e a queima de gordura a sua alimentação pode ajudar. Os temperos, além de deixar a comida muito mais saborosa, podem acrescentar benefícios importantes na sua dieta, e a ação termogênica é uma delas. É claro que adicionar uma pitada de pimenta-do-reino ou um pedacinho de gengibre na comida não vai fazer você queimar gordura loucamente. Só que isso pode ajudar muito no processo. De pitada em pitada, seu gasto energético pode aumentar consideravelmente.
Use a pimenta ao seu favor
As pimentas são conhecidas por seus diversos benefícios, como atividade anti-inflamatória, melhora da digestão, por auxiliar na redução dos níveis de colesterol, além de seu efeito termogênico, que acelera o metabolismo e aumenta o gasto energético e que, consequentemente, auxilia na redução de gordura. As pimentas mais conhecidas no Brasil são a pimenta de cheiro, pimenta malagueta, dedo-de-moça, pimenta biquinho e cambuci, entre algumas outras. A quantidade de capsaicinoides, substância responsável por estes benefícios e efeitos, varia de acordo com a ardência de cada pimenta. Quanto mais picante, maior a quantidade de capsaicinoides e, portanto, mais princípio ativo e efeito. O consumo de pimenta deve ser feito com moderação, pois podem agredir e irritar o estômago, causando desconfortos gástricos, principalmente para quem já tem alguma sensibilidade.
Cominho
Um estudo de 2014 mostrou que o consumo de cominho em pó apresentou redução de gordura corporal, circunferência de cintura e ainda reduziu os níveis de colesterol em jejum, triglicerídeos e LDL (colesterol ruim) e aumento de HDL (colesterol bom). Outros estudos também concluíram que o cominho é capaz de aumentar a temperatura corporal e o gasto energético e por isso auxilia na redução de peso e gordura corporal. O cominho tem gosto apimentado e vai bem com queijos, carnes, assados e muito mais.
Curry
A cúrcuma é um dos ingredientes básicos desse tempero indiano chamado Curry, que, dependendo da região, também combina galanga (uma raiz da família do gengibre), erva-cidreira, coentro, cominho, cardamomo, noz-moscada, manjericão, páprica e pimenta preta. Nesse mix há substâncias termogênicas (aceleram o metabolismo), antioxidantes e anti-inflamatórios (diminuem a gordura abdominal).
Gostou das dicas? Qual tempero você já usa na preparação da sua comida? Conta ai pra gente! Não se esqueça de que manter uma alimentação equilibrada seguida de exercícios físicos é essencial para a perda de gordura. Se mantenha no foco e terá ótimos resultados.
Time California Fitness.