Gorduras boas e gorduras ruins, você sabe quais são elas?

Você com certeza já ouviu alguma vez na vida alguém dizer que não consumia alimentos que possuíam muita gordura, mas você sabia que existe existem dois tipos dela? Sim, nem toda gordura é prejudicial à saúde! Algumas delas, por exemplo, são ótimas fontes de nutrientes e dão muita energia. Se você souber consumir as gorduras de forma correta e balanceada, de acordo com as recomendações da sua nutricionista, poderá colher ótimos frutos de uma alimentação correta na hora de realizar seus treinos sabia? Mas afinal, quais são esses tipos de gordura?

Para começar é preciso deixar bem claro que existem dois tipos de gordura: a boa (insaturada) e a ruim (saturada e trans).

Gordura boa ou (gordura insaturada)

A gordura insaturada está bastante ligada à boa saúde do coração, isso pelo fato de reduzirem os triglicerídeos e o colesterol sanguíneo, elevando o colesterol bom. Desta forma, ela auxilia na redução de placas nos vasos sanguíneos e menos placas resultam, é claro, na diminuição de hipertensão arterial, infarto e até o derrame cerebral. Elas também são aliadas incriveis na manutenção celular, no desenvolvimento cerebral, e na resistência ao aquecimento das células. Elas também são divididas em gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas. As poli-insaturadas são bastante ricas em ômegas 3 e 6, o que auxilia diretamente na proteção ao coração e também na redução de risco de doenças inflamatórias e de alguns tipos de câncer. As gorduras boas estão presentes em alimentos como peixes como por exemplo: salmão, cavala, atum e sardinhas. Também estão presentes em alimentos de origem vegetal e plantas. Você encontra gorduras boas em alimentos como: azeite extra virgem, nozes, avelã, abacate, açaí, ovos, queijo branco, chocolate 100% cacau, óleo de coco, semente de chia, entre outros.

Gordura ruim ou (gordura saturada e trans)

As gorduras saturadas e as trans são as famosas gorduras ruins. Que se consumidas em excesso, elas podem ser as grandes responsáveis pelo efeito contrário ao das gorduras boas. Elas aumentam o nível de colesterol no sangue, podendo levar a quadros bem graves de doenças cardiovasculares. Além disso, também podem aumentar o risco de diabetes tipo 2, aquela em que o organismo não produz insulina suficiente para manter um nível de glicose adequada. Essas gorduras são na verdade, óleos vegetais que passam por um processo de hidrogenação para transformar esses óleos líquidos em gorduras sólidas. Esse processo foi criado para melhorar a consistência dos alimentos e também aumentar o tempo de conservação de alguns produtos. As gorduras ruins, estão presentes em alimentos de origem animal como aves, carne vermelha, e produtos lácteos. Elas também são conhecidas como gorduras sólidas, pois os alimentos em que estão presentes, quando em temperatura ambiente, tem forma sólida. Alguns desses alimentos são óleos hidrogenados, manteigas, creme de leite, iogurte e azeite de dendê, bacon, produtos panificados, bolachas recheadas e muitos outros alimentos que muita gente consome sem se preocupar com a quantidade.

Como consumir gordura boa e ruim de maneira correta no treino?

Não vai achando que cortando as gorduras de sua alimentação os seus resultados de emagrecimento, manutenção de peso ou aumento de massa magra irão aumentar. Pelo contrário, hoje com estudos, sabemos que as gorduras, quando consumidas de maneira correta, podem aumentar a capacidade do organismo de queimar gordura. Você deve ficar ligado a dois momentos em que o consumo de gordura deve ter atenção redobrada e ser mais baixo: o pré e o pós-treino.

Nesses momentos do dia, deve consumir até 5 gramas de gordura. Mesmo que isso implique em uma diminuição na digestão de proteínas. Mas a razão principal dessa redução no pré e pós-treino é que um consumo em excesso de gorduras boas e ruins podem reduzir os níveis de hormônio do crescimento, e isso irá influenciar de maneira negativa em seus resultados.

Gostou das dicas? Fique ligado no consumo de gorduras hein! Não abuse das gorduras boas e nem das ruins porque tudo em excesso faz mal. Cuide da sua alimentação e foque em ter uma dieta balanceada rica em  nutrientes para que seu organismo e sua performance nos treinos fique cada vez melhor!

Time California Fitness

SELECIONE UMA UNIDADE