O temido efeito sanfona, como todos dizem, costuma ocorrer após uma dieta restritiva que resulta em emagrecimento rápido, e em seguida, acontece o efeito rebote, onde o indivíduo volta à antiga forma ou ganhar ainda mais peso. Durante a quarentena, esse problema ocorreu com muitas pessoas, e além de causar desânimo, ele provoca queda na imunidade, então é importante identificar o problema e combate-lo.
A boa notícia é que não é necessário sofrer para combater o problema, é uma situação possível de ser combatida de forma prazerosa para alcançar um físico agradável e sem colocar a sua saúde em risco!
O ciclo engorda-emagrece-engorda, que o efeito sanfona causa, costuma ser um evento múltiplo e pode se repetir por toda a vida, se não for quebrado. Dentre suas causas, a ansiedade é considerada um gatilho muito forte, visto que as pessoas procuram resultados rápidos e buscam, mais do que emagrecer, serem emagrecidas, e aí que está o problema.
Focadas em baixar o peso a qualquer custo, pessoas embarcam em falsos projetos fitness, ou chamadas, dietas milagrosas! Geralmente, a perda de peso ocorre, mas, assim como tudo que é perdido, o peso volta de forma de bastante rápida.
É importante ter em mente que não basta apenas aderir a uma dieta, é necessário ter uma reeducação alimentar e criar uma nova relação com a comida. O ganho de peso costuma ocorrer com a maioria das pessoas após uma fase agressiva de emagrecimento, pois sem a consciência de que um corpo saudável vem de um estilo de vida com prática regular de exercícios físicos orientados associados a bons hábitos alimentares, o efeito sanfona é garantido.
Dentre os problemas que o efeito sanfona pode causar, estão:
- Comprometimento da capacidade metabólica;
- Possíveis distúrbios alimentares;
- Rigor excessivo;
- Aumento do apetite;
- Mau humor e indisposição;
- Envelhecimento tardio;
- Imunidade baixa;
- Estrias;
- Resistência ao emagrecimento.
Esses problemas trazem ainda mais problemas, por isso o ideal é evitar ao máximo passar por esse processo de perda e ganho rápido de peso, mas se você já sofreu com o efeito sanfona, confira abaixo 3 dicas de como se livrar dele de uma vez por todas.
Por si só, emagrecer não é uma das tarefas mais fáceis, manter o peso ideal pode ser ainda mais desafiador. Mas, para chegar a isso, é preciso planejamento e autoestima:
1) Para sair do ciclo de emagrece-engorda, o melhor conselho é comer!
Sim, comer, mas de forma consciente, pois reeducação alimentar não significa parar de se alimentar de forma inconsequente, pelo contrário, é saber quando comer e o que comer. Então, o primeiro passo é se manter longe das dietas restritivas e perder peso de maneira saudável.
2) Você pode também seguir um plano alimentar de emagrecimento, o acompanhamento de um profissional é fundamental, pois cada indivíduo tem necessidades calóricas e nutricionais específicas.
3) Não se esqueça de praticar exercícios físicos. Um bom treino ajuda a emagrecer de forma saudável e a manter o peso estável! Quem treina com orientação profissional ao objetivo de emagrecer, consegue através do estímulo adequado gerar adaptações metabólicas para utilizar mais calorias como fonte de energia e consequentemente favorecer a perda de peso. Dependendo da intensidade dos estímulos, ao reduzir gordura, e construir músculos maiores, o corpo passa a gastar mais energia para se manter em funcionamento.
Portanto, para prevenir o efeito sanfona, o ponto chave é aderir a uma alimentação equilibrada, praticar exercícios físicos com regularidade e orientação profissional, aprender a descansar, ter boas noites de sono, e nunca esquecer: ainda que no início as mudanças pareçam difíceis, é fundamental INSISTIR até alcançar seus objetivos.
O bem-estar e qualidade de vida adquiridos recompensam todo o esforço. Comece hoje mesmo.
Bons resultados!
Time California.