Beber durante as refeições só fará você engordar se os líquidos escolhidos forem açucarados e calóricos, que têm a capacidade de aumentar a gordura corporal. Fora isso, não é beber durante as refeições que fará você engordar. No entanto, há uma série de fatores que devem ser considerados para que o aumento de gordura não seja uma consequência por outras razões que estão diretamente ligados a este hábito.
Alguns pontos que merecem atenção:
Há inferência no controle da fome em função do excesso de líquidos. Pode haver redução da absorção de alguns nutrientes. Além de, muitas vezes, algumas bebidas (principalmente as industrializadas, como os refrigerantes), possuem componentes em sua formulação que são considerados fatores anti-nutricionais. Ou seja, impedem a absorção dos nutrientes dos alimentos que são ingeridos juntamente com o líquido, além da nossa microbiota natural do intestino também ser consideravelmente afetada. Outro ponto importante é que, com os líquidos durante as refeições, o nosso centro regulador de fome e saciedade fica alterado. E isso significa que, antes da hora, chega a necessidade de uma próxima refeição.
Isso ocorre, pois, o peso do líquido misturado ao bolo alimentar causa distensão na parede estomacal, que é flexível, e dá uma falsa impressão ao cérebro de que seu estômago ainda está vazio e que cabe mais comida. Desconforto gástrico é praticamente uma certeza nestes casos. Alguns sintomas como gases, flatulência, azia, dores estomacais, distensão abdominal e prisão de ventre podem simplesmente desaparecer quando se cria o hábito de não consumir líquidos durante as refeições. O antigo conselho sobre esperar 30 minutos após a refeição para beber alguma coisa é muito útil para dar tempo ao estômago que trabalhe sem este peso extra. Também é importante atenção ne o hábito de se hidratar durante o dia e fora das refeições é importante para diminuir a necessidade de beber durante as refeições, além de controlar o sal da refeição e o açúcar da sobremesa que podem ser os responsáveis pela “necessidade” de beber algo.
Dica para resolver o problema:
Para quem deseja se reeducar nesse sentido, a dica é sentar-se à mesa com um copo com até 100 ml de água. Toda vez que você pensar em beber, seu cérebro computará que você só tem aquela quantidade mínima para acompanhar sua refeição que ainda está farta, então melhor adiar a decisão de levar o copo até a boca e administrar melhor o que você possui.
Aos poucos, você começa a prestar mais atenção na mastigação e necessitará cada vez menos beber o líquido. Mastigar lentamente é uma ação simples que ajudará a excluir de uma vez por todas o hábito prejudicial de ingerir líquidos durante as refeições.
Com foco e resultado,
California Fitness
Nos siga no Instagram: @academiacalifornia_oficial