Siga nosso Instagram: @academiacalifornia_oficial
Considerada o “mal do século” pela Organização Mundial da Saúde, a depressão ainda é um desafio para médicos e pacientes
A depressão é caracterizada pela perda ou diminuição de interesse e prazer pela vida, gerando angústia e prostração, algumas vezes sem um motivo evidente. A pessoa deprimida simplesmente demonstrar estar “sem vontade de viver”.
Esse transtorno atinge pessoas de qualquer idade e sexo — embora seja mais comum entre mulheres — e exige avaliação e tratamento com um profissional. O desânimo sem fim é fruto de desequilíbrios na bioquímica cerebral, como a diminuição na oferta de neurotransmissores como a serotonina, ligada à sensação de bem-estar.
Hoje se sabe que a depressão não promove apenas uma sensação de infelicidade crônica, mas incita alterações fisiológicas, como baixas no sistema imune e o aumento de processos inflamatórios. Por essas e outras, já figura como um fator de risco para diversas condições, alguns bem comprometedores, como as doenças cardiovasculares.
A prevenção
A máxima “mente sã, corpo são” é cientificamente aceita e o caminho inverso também procede. Ou seja, cuidar do organismo reflete na saúde mental. Sendo assim, o recomendável é praticar exercício físico regularmente, inclusive porque estudos atestam que os exercícios promovem a liberação de hormônios e outras substâncias importantes para a manutenção do humor.
Pesquisas recentes revelam que a alimentação também influencia (e muito!) as emoções. Nesse quesito, vale apostar em alimentos que contenham gorduras boas e antioxidantes, estes estão presentes por exemplo em castanhas, azeite, frutas e peixes. Esses alimentos estão associados à maior proteção e conservação das redes de neurônios. Quando a comunicação entre as células nervosas está afiada, não sobra espaço para a angústia e aumentamos a proteção contra a doença.
O diagnostico
Apenas uma avaliação apurada do médico, que incluirá histórico do paciente e da sua família, bem como alguns exames, poderá definir se o problema é realmente uma depressão. A condição, aliás, muitas vezes está associada a outros transtornos psiquiátricos. A depressão também é classificada de acordo com a sua intensidade — leve, moderada ou grave.
O tratamento
A depressão pode durar semanas ou mesmo anos. E uma vez que o indivíduo passe por uma crise, corre maior risco de enfrentar episódio semelhante outra vez na vida. Na maioria das vezes, o tratamento é feito em conjunto pelo psiquiatra e o psicólogo. Existem diversos medicamentos antidepressivos, que ajudam a regular a química cerebral, e o médico escolherá segundo o perfil do paciente. O acompanhamento psicológico, que buscará levantar as causas do problema e como ele poderá ser desmontado, é crucial inclusive porque os remédios podem demorar um tempo para fazer efeito.
No mais, volta à tona a recomendação de um estilo de vida saudável, com dieta equilibrada e prática regular de exercício física. Também se reforça a indicação para combater o estresse dedicando tempo na agenda para atividades prazerosas.
Durante este setembro, a academia California estará mais amarela que nunca em sinal de atenção e CUIDADO para o bem mais precioso que existe, a vida.
Estamos mobilizados por esta causa e nosso maior objetivo, além de conscientizar e incentivar a prevenção e tratamento é mostrar que o CUIDADO é o ponto chave para que um passo inicial seja dado para ajudar alguém que seja importante ou você mesmo.
Ao longo deste mês vamos compartilhar em nossas redes sociais muitas dicas de como ajudar alguém que sofra com depressão.
Abrace essa causa, cuide de quem está perto. Siga nosso Instagram: @academiacalifornia_oficial
Vai ficar tudo bem, você não está sozinho nessa.
Não é frescura, a gente se importa! 😉
Com cuidado,
Equipe California Fitness
#vempracalifornia