A ansiedade é uma resposta natural do ser humano diante de situações que a mente encara como perigosas, é uma condição caracterizada por preocupação excessiva. Pode ser um desafio no trabalho, uma decisão importante que precisa ser tomada, compromissos, contas que precisam serem pagas, mudanças e entre outros.
Uma boa alimentação pode ajudar a diminuir e controlar a ansiedade, ela deve incluir alimentos ricos em magnésio, ômega-3, fibras, probióticos e triptofano. Esses nutrientes ajudam a regular a flora intestinal e aumentam a produção de serotonina, também conhecida como hormônio da felicidade, promovendo o relaxamento e ajudando a combater a ansiedade.
- Magnésio: pode ajudar no tratamento do estresse e da ansiedade, pois melhoram as funções do cérebro.
Esse mineral está presente em alimentos como aveia, banana, espinafre, sementes de abóbora, linhaça e chia, e nos frutos secos como castanha do Pará, amêndoas e amendoim. - Ômega-3: é uma gordura boa e rica em EPA e DHA, ácidos graxos que ajuda a melhorar o funcionamento do cérebro e reduz a ansiedade.
Os alimentos ricos em ômega-3 como por exemplo o atum, salmão, sardinha, linhaça, chia, castanhas, e abacate. - Triptofano: é um aminoácido que ajuda na produção de serotonina, que é um hormônio essencial para evitar a ansiedade, o estresse, a depressão e a insônia.
Pode ser encontrados em alimentos como carne, frango, peixe, ovo, banana, queijo, cacau, abacaxi, salmão, chocolate amargo e frutos secos em geral, como castanha, nozes e amêndoas. - Vitaminas do complexo B: especialmente a B6, B12 e o ácido fólico, são importante reguladoras do sistema nervoso, e participam da produção de serotonina.
Podem ser encontradas em grãos integrais, como arroz integral, pão integral e aveia. - Vitamina C e flavonóides: são antioxidantes que reduzem o estresse e a ansiedade, ajudando no controle da produção hormonal.
Podem ser encontrados nas frutas cítricas, como laranja, abacaxi e mexerica. - Probióticos: o uso de probióticos pode ajudar a restabelecer o equilíbrio microbiano intestinal normal e, assim, poderá ter efeito potencial no tratamento e na prevenção da ansiedade e depressão. Podem ser ingeridos através de alimentos fermentados, como o iogurte natural, kefir, tempeh e kombucha.
Controlar a ansiedade é um desafio, mas existem estratégias, recursos e até mesmo mudanças que você pode fazer em seu dia a dia que vão te auxiliar com isso!
Todos nós passamos por momentos de ansiedade e stress. Se forem muito frequentes ou muito intensos, podem indicar a necessidade de auxílio de profissionais especializados.
Uma boa alimentação aliado a prática de atividade física realizada de forma regular ajuda a diminui a insônia e ajuda na saúde mental, prevenindo a depressão, e diminui a ansiedade e o estresse.
Reserve um tempo para praticar qualquer atividade física que te proporcione prazer.
Vem pra Califórnia!