Falta pouco para a festa mais desejada do ano. Calor, folia, samba, diversão todo dia, biquíni… OPA! Tá difícil pensar no biquíni com tanta empolgação?
Calma! Ainda dá tempo de dar aquele UP e fazer bonito! Quer ver?
Confira 10 dicas para melhorar seu shape até o carnaval:
Passo 1
Anote tudo que você come e bebe: ao final do dia você vai se surpreender. Com o diário alimentar, você conseguirá se preparar melhor para os próximos dias e semanas. Um dia após o outro, devagar e sempre. O diário alimentar ajuda a visualizar de forma clara e objetiva tudo que você consome e todos os horários. Use o celular, alarme, caderninho ou bloco e notas. Vale anotar o quanto de água você bebeu e se fez exercícios ou não no dia.
Passo 2
Fique atento! Comece a ler a lista de ingredientes de cada embalagem dos alimentos (Lista de ingredientes é diferente de tabela nutricional ok?): evite alimentos que iniciam a lista com açúcar, xarope de glicose, açúcar invertido, dextrose, farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico e gordura trans ou gordura vegetal hidrogenada.
Passo 3
Ao acordar: água morna com limão e canela ou gengibre. Ainda em jejum, faça uma água morna com meio limão espremido e um pedacinho de canela em pau. Se você não puder consumir limão por sentir desconforto, basta retirar e usar as outras opções. Inclua o chá verde e pimenta caiena e gengibre em forma de chá gelado ou quente durante o dia. O limão é rico em vitamina C, o que ajuda acelerar o metabolismo, excelente antibiótico, diurético, anti-inflamatório e ajuda a eliminar as toxinas do corpo. Quer evitar doenças virais e aumentar a absorção de ferro? Vá de limão!
Passo 4
Exercite-se! Faça atividades físicas 4 a 5X por semana no mínimo: cardio/musculação e Hiit, dança ou race, que são verdadeiros detonadores de gorduras! Comece a fazer exercícios de acordo com seu objetivo, mas respeitado sempre seus limites. Para obter bons resultados e preservar sua saúde, defina junto com um profissional de educação física, qual a atividade e intensidade ideal para a prática de exercícios.
Passo 5
Café da manhã: Substitua o pão, sucrilhos, achocolatado, torradas ou bolachas industrializadas por: Aveia (Vitamina com aveia e fruta ou mingau com água e canela) ou batata doce ou bolo/pão low carb feito com farinha de amêndoas, farinha de coco e ovo. Se você está com percentual de gordura elevado, evite a tapioca, bolacha ou pão integral, prefira algo com menos carboidrato e sem açúcar adicionado. Inclua chás ou café, ovos mexidos ou ovo cozido, iogurte ou 1 fruta (Prefira morango pois é pouco calórico, abacaxi rica em vitamina C e diurético, mamão com chia e linhaça, queijos, leite de amêndoas ou castanhas ou coco ou leite sem lactose se você for intolerante. Sua vida pode ser mais do que café, açúcar e pão com margarina! Aproveite e divirta-se com um café da manhã delicioso e nutritivo!
Passo 6
Almoço e jantar: Uma dieta com proteínas melhora o tônus muscular na composição e volume de massa magra, o que melhora bastante a aparência da celulite. Uma dieta com proteínas aumenta a saciedade e gera menor consumo de alimentos ricos em farinhas ou açúcar. Faça sua listinha de compras: Peixes, carnes, frango, nozes, castanhas, grãos, vegetais e folhosos.
-Vegetais de folhas verdes como couve, rúcula, espinafre, que é excelente por conter um oxidante chamado luteína. Há algumas evidências que esta substância pode aumentar a hidratação e a elasticidade da pele. Vegetais com alto teor de água necessitam de atenção: brócolis, couve-flor, pepino e abobrinha. O tomate, a melancia e a goiaba são ricos em licopeno e previnem a perda de colágeno da pele, essencial para uma pele firme e com boa aparência.
Passo 7
Lanche da tarde: Quem disse que lanche da tarde tem que ter pão e suco ou pão e café? Faça uma torta fit protéica com vários recheios diferentes, prefira comer um carboidrato amigo (como mandioca, batata doce ou inhame, por exemplo), gorduras boas para controlar seu açúcar no sangue, aumentar a queima de gordura e mais saciedade, ou seja, menos fome! O suco deve ser feito de uma fruta ou então prefira comer a fruta inteira, Ok? A quantidade altera a qualidade: Lembre-se!!!! Está valendo incluir snaks de laminas de coco, castanhas ou amêndoas (nada em excesso, equilíbrio sempre).
Passo 8
Descasque mais e desembale menos: Diminua o consumo de sal, açúcar, balinhas, gomas, biscoitinhos com cara de integral, bebidas alcoólicas e alimentos industrializados (embutidos, lasanhas, sorvetes, biscoitos,salgadinhos e refrigerantes). Eles aumentam a retenção de líquidos e prejudicam o sistema circulatório. São ricos em toxinas e aumentam o processo de envelhecimento da pele.
Passo 9
Durma! Dormir pouco atrapalha a perda de peso. A insônia causa desequilíbrio de dois hormônios relacionados ao apetite e à saciedade da fome: a grelina e a leptina (hormônio capaz de controlar a sensação de saciedade, também é secretado durante o sono). Quanto mais tempo acordado você produz menores quantidades de leptina, com isso o corpo sente necessidade de ingerir maiores quantidades de alimentos.
Passo 10: Retire ou diminua o adoçante e o açúcar por esse período: Calma! Pode parecer difícil, mas eu posso garantir que no terceiro ou quinto dia, diminuindo os itens, sua opinião mudará! Quer apostar? Mas, tem que querer e tentar! O adoçante em excesso possui o mesmo efeito do açúcar para o corpo. Opções mais saudáveis para quem não conseguir deixar de adoçar: Stevia ou Xylitol. Nesta fase ‘’seca-seca’’ seria bom cortar até mesmo o açúcar demerara ou açúcar de coco.
Agora siga firme com as mudanças e depois é só se jogar na folia! 😉
Bons resultados,
Equipe California Fitness
Nos siga no Instagram @academiacalifornia_oficial